BUSCA INTERNA NO SITE
BUSCA JURIDICA FILTRADA
ASSINE SUA NEWSLETTER.
FIQUE ATUALIZADO

Fórum Jurídico apoia:
2009 Copyright Forumjuridico. Todos os direitos reservados.
Indique este site





Notícias Justiça
Assine está newsletter do forumjuridico.com.br
Janot questiona OAB
25 de julho de 2016
Leia mais

Contra fantasmas, a consulta de empresas por CEP
Volta e meia vemos nos noticiários alguma matéria sobre como alguns políticos delinquentes escondem seus lucros e negócios escusos atrás das chamadas “empresas fantasmas”.
Leia mais

Mitos e verdades na Guarda Compartilhada
Na reunião do Grupo de Estudos de Direito de Família ocorrida hoje, dia 04/08/205. A advogada Liane Bestetti palestrou sobre o tema “Mitos e Verdades na Guarda Compartilhada”.
Leia mais

A quem interessa a restrição de publicidade na advocacia?
Proposta sobre o novo Código de Ética da OAB restringe ainda mais a publicidade na advocacia, especialmente nas redes sociais.
Leia mais

Projeto de lei prevê férias para advogados
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante férias aos advogados. Pela proposta, os profissionais poderão se afastar por 30 dias em qualquer período do ano, sem que o prazo de processos sob a sua responsabilidade continue correndo. O texto foi apresentado em 2013 pelo deputado Damião Feliciano (PTB-PB) e prevê alteração do Estatuto da Advocacia – Lei nº 8.906, de 1994.
Leia mais

O dilema acerca da OAB
Análise sobre a Constitucionalidade do Exame de Ordem e o Projeto de Lei de autoria do Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que visa acabar com a taxa de inscrição para realização do Exame.
Leia mais

OAB/RJ manifesta, em nota oficial, preocupação com o PL 4330/04
A Seccional lançou nesta quarta-feira, dia 22, nota oficial demonstrando preocupação quanto a proposta de regulamentação da terceirização de serviços, discutida pelo Congresso Nacional através do Projeto de Lei 4330/04.
Leia mais

Ações revisionais bancárias se impõem em crise econômica
Após o término de um ano de eleições e Copa do Mundo, muito ruim para quase todas as atividades empresárias brasileiras, o início de 2015 segue desanimador, com escândalos de corrupções, gerando instabilidade no Governo e fracas medidas econômicas que não movimentam o mercado.
Leia mais

Qual a natureza jurídica da representação do Delegado de Polícia? Polícia na investigação criminal
A representação do delegado é ato jurídico-administrativo cuja finalidade é expor ao juiz os fatos, as circunstâncias e os fundamentos que justifiquem a adoção de uma medida necessária à persecução penal e ao correto desenvolvimento do ius puniendi estatal.
Leia mais

Servidores da PGE em ato público: intensificando a mobilização
Os servidores do quadro auxiliar da Procuradoria-Geral do RS (PGE) se reunirão em ato público, no próximo dia 30 de maio, sexta-feira, às 13h30h, em frente do Palácio Piratini, na Praça da Matriz em Assembleia Geral Permanente (AGP).
Leia mais

Férias de dois meses para magistrados são polêmicas... mas e para as outras carreiras jurídicas?
Por ser uma temática sensível às carreiras jurídicas e por envolver assuntos que envolvem diretamente o cotidiano dos membros, a questão ganha contornos passionais.
Leia mais

A PEC 51/2013, que propõe unificar as polícias, não visa melhorar a segurança pública do país, mas apenas atender a interesses sindicais e políticos, criando-se um estado de guerra e pandemônio nas instituições policiais.
A Proposta de Emenda Constitucional nº 51/2013, conhecida informalmente com “PEC do Trem da Alegria”, tem o propósito de unificar as polícias civis e militares do Brasil, partindo-se da premissa equivocada de que os oficiais da Polícia Militar e os Delegados de Polícia são os grandes culpados pelo crescimento da violência no Brasil. Dessa forma, a PEC 51/2013 propõe a subversão da hierarquia e disciplina nas instituições policiais, inovando-se no mundo jurídico, ao se pretender, por meio de institutos novos, tais como “carreira única” e “ciclo completo”, ressuscitar os velhos, arcaicos e vetustos institutos do “concurso interno”, “ascensão funcional”, “trem da alegria”.i
Leia mais

Justiça analisa novo cálculo para corrigir FGTS; saiba quem tem direito
Trabalhadores com dinheiro no fundo a partir de 1999 podem mover ações individuais ou coletivas
Leia mais

STJ admite aplicação preventiva da Lei Maria da Penha em ação cível
Pela primeira vez, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) admitiu a aplicação de medidas protetivas da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) em ação cível, sem existência de inquérito policial ou processo penal contra o suposto agressor. A decisão é da Quarta Turma. Para o relator do caso, ministro Luis Felipe Salomão, a agregação de caráter cível às medidas protetivas à mulher previstas na Lei Maria da Penha amplia consideravelmente a proteção das vítimas de violência doméstica, uma vez que essas medidas assumem eficácia preventiva.
Leia mais

MULTA FISCAL ACIMA DE 20% É CONSIDERADA CONFISCATÓRIA
Em recente decisão monocrática, o Ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a inconstitucionalidade das multas aplicadas por falta de pagamento de tributos ou descumprimento de obrigações acessórias acima de 20%.
Leia mais

Vinte anos da lei de licitações: ainda há o que ser interpretado
Será que uma empresa que causa vários problemas para diversos municípios em processos licitatórios pode continuar livremente participando de licitações de outros entes da nossa República?
Leia mais

CATEGORIA QUE NUNCA RECEBE OS HOLOFOTES: HORA DE CONTABILIZAR OS AVANÇOS
- Sindispge_RS. O Projeto de Lei 177/2013
Leia mais

O PLC 132 e o novo indiciamento.Elaborado em 06/2013
Deve-se exigir da autoridade policial a explicitação de suas razões, ao determinar o indiciamento, as quais devem ser apresentadas no inquérito policial para que sejam conhecidas pelo indiciado e seu defensor, pelo órgão do Ministério Público e, quando houver necessidade, pelos juízes e tribunais.
Leia mais

Investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia
PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE A LEI Nº 12.830/2013.
Leia mais

Em 1ª reunião, Grupo de Trabalho decide descartar PEC 37PEC
P37/11, que limita o poder de investigação do Ministério Público, deve ser substituída por nova proposta ou projeto de lei. Houve consenso em reunião de grupo de trabalho criado para aprimorar sistema de investigação
Leia mais

Liberdade de imprensa e liberdade de expressão
O que é a liberdade de imprensa? Onde está, muitas vezes, o direito de falar e de expressar sua própria opinião? Quantos jornalistas já foram demitidos ou ameaçados por comprometer a linha tênue da sua ideologia com a dos reais interesses políticos e empresariais da empresa onde trabalha? O Brasil, ao restabelecer o regime democrático com a promulgação da Constituição de 1988, via de regra, voltou a viver sob um clima de ampla liberdade de imprensa, um dos pilares do estado democrático de direito. É preocupante quando ações coíbem ou constrangem jornalista ou veículo de comunicação, tirando da população o acesso a mais pura e mais clara informação. Entendo que a liberdade de imprensa, base para todas as liberdades democráticas, é fazer um trabalho sem preconceito, com credibilidade, profissionalismo e o máximo de neutralidade.
Leia mais

O debate sobre a redução da menoridade penal
No que tange à imputabilidade, ou seja, o conjunto de condições pessoais que nos concede a capacidade de ser juridicamente culpados pela prática de um fato punível, o Código Penal Brasileiro (Decreto-lei 2.848/40) adotou o critério puramente biológico, estabelecendo que o menor de 18 anos é plenamente inimputável. Vale dizer, considera-o sem condições de compreender o caráter ilícito do ato que pratica e sem maturidade mental e emocional completa.
Leia mais

Conteúdo decisório autoriza interposição de recurso contra ato do juiz
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que é possível interpor recurso de agravo de instrumento contra ato de juiz, independentemente do nome dado ao provimento jurisdicional – se despacho ou decisão interlocutória –, bastando que possua conteúdo decisório capaz de gerar prejuízo às partes.
Leia mais

SURGE O BOM SENSO- Henrique Alves quer melhor avaliação de PEC que sujeita decisões do STF ao Congresso
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, afirmou nesta quinta-feira (25) que não instalará a comissão especial da PEC 33/2011 , que submete decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) ao Congresso, enquanto não houver definição clara de que a proposta respeita a harmonia entre os poderes.
Leia mais

Barbosa é eleito por revista como um dos 100 mais influentes do mundo
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi eleito pela revista norte-americana Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. A revista divulgou sua lista anual nesta quinta-feira (18). O chef de cozinha Alex Atala é outro brasileiro que figura na lista.
Leia mais

Lei Carolina Dieckmann
Invasão de dispositivo com senha nem sempre é crime Entra em vigor no dia 3 de abril de 2013, no Brasil, a Lei Carolina Dieckmann, número 12.737/2012, que tipifica os crimes cibernéticos (crimes informáticos). A Lei, fruto de um casuísmo, em que o inquérito policial relativo a suposta invasão do computador da atriz sequer foi concluído, e nenhuma Ação Penal intentada (porém os acusados mais que pré-julgados), passa a punir determinados delitos, como a “invasão de dispositivos informáticos”, assim dispondo especificamente: Artigo 154-A. Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena — detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.
Leia mais

CNJ passa a integrar Cooperação Nacional pela Proteção dos Consumidores
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) participará da execução do plano lançado pela presidente Dilma Rousseff nesta última sexta-feira, 15 de março, Dia Internacional do Consumidor. O conselheiro José Roberto Neves Amorim - em representação ao presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa - assinou um termo para a instituição da Cooperação Nacional pela Proteção dos Consumidores e Acesso à Justiça. O acordo foi firmado em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília.
Leia mais

Onze instituições defendem, em carta, poder investigatório do MP
Texto afirma que retirar os poderes investigativos, na esfera penal, representa desrespeito à essência do modelo construído na Constituição
Leia mais

Eliana Calmon assume presidência do STJ até fim de janeiro
Primeira mulher a chegar ao cargo, a vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Eliana Calmon, assume nesta quinta-feira (17) a direção do Tribunal até o fim de janeiro.
Leia mais

Corte europeia decide se advogado deve delatar cliente
Está marcado para a próxima quinta-feira (6/12) o julgamento que pode mudar a relação de confiança entre advogados e seus clientes na Europa. A Corte Europeia de Direitos Humanos vai decidir se um defensor pode ser obrigado a comunicar às autoridades se suspeitar que seu cliente está envolvido com lavagem de dinheiro. A decisão vai ser tomada por uma das câmaras de julgamento do tribunal europeu e, por isso, ainda não é definitiva. A câmara principal ainda pode ser convocada a dar a palavra final sobre o assunto.
Leia mais

Lei aprovada vai tipificar crimes cibernéticos
Senado aprovou ontem projeto que tipifica os crimes cometidos na internet, conhecidos como cibernéticos. A legislação brasileira não prevê punições para esses crimes, que acabam enquadrados como outros delitos que não têm relação direta com a rede mundial de computadores.
Leia mais

Senado aprova indicação do ministro Teori Zavascki para o STF
O plenário do Senado Federal aprovou na tarde desta terça-feira (30) a indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Zavascki para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Em votação secreta, a indicação recebeu 57 votos a favor e quatro contrários, sem nenhuma abstenção. Para assumir o novo posto, falta apenas a publicação de sua nomeação.
Leia mais

Homicídios: apenas 5% a 8% são elucidados no Brasil
Quando se pergunta aos agentes da segurança a razão da violência, eles dizem: a polícia prende e o juiz solta. Mas o buraco é mais embaixo.
Leia mais

Mensalão: o que poucos sabem, e o Brasil deveria saber. NAS ENTRANHAS DA JUSTIÇA.Procurador Federal Manoel Pastana contra Lula
caso da representação do Procurador Federal Manoel Pastana contra Lula, Gurgel engavetou por um ano e dois meses. Depois de muito insistencia sobre o andamento da representação, ele enviou ofício, informando que a arquivou porque os fatos imputados a Lula estão sendo apurados no inquérito 2.474, em trâmite no STF. Esse inquérito, que tem pertinência com o esquema do Mensalão, tramita no Supremo desde março de 2007.veja tudo.
Leia mais

FICHA LIMPA E CONDUTAS VEDADAS
A aplicação prática da Lei da Ficha Limpa nas próximas eleições suscita ainda muitos questionamentos, mesmo estando declarada a constitucionalidade da Lei Complementar 135/2010, pelo Supremo Tribunal Federal (STF),
Leia mais

A VERDADE REAL NA JURISPRUDÊNCIA DO STJ- FILOSOFIA JURISDICIONAL.
Pense em doxa, aletheia ou episteme e responda: é possível alcançar a verdade absoluta? A questão aflige filósofos desde a Antiguidade, mas o dilema é enfrentado cotidianamente pelos magistrados. Na doutrina, o debate gira em torno do princípio conhecido como da “verdade real”. E a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) retrata esses confrontos.
Leia mais

Entidades querem pena maior para corrupção e criminalização do enriquecimento ilícito
Representantes de instituições do poder público e entidades ligadas ao meio jurídico reuniram-se com a comissão de reforma do Código Penal para pedir o aumento da pena mínima por crime de corrupção, a possibilidade de responsabilização de pessoas jurídicas nestes casos e a criminalização do enriquecimento ilícito ou sem causa. As sugestões foram apresentadas nesta sexta-feira (23), em audiência pública presidida pelo ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que dirige os trabalhos da comissão de juristas.
Leia mais

Caçadora de Justiça- Ministra Eliana Calmon defende registro de verbas recebidas por magistrados
A corregedora nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon, defendeu hoje a criação de um sistema que registre todas as verbas recebidas por magistrados dos tribunais estaduais.
Leia mais

Corregedoria Nacional de Justiça retoma inspeções no TJ-RJ
A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça começa, a partir de segunda-feira (26/3), inspeção no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Os trabalhos iniciais, que prosseguem até sexta-feira (30/3), têm o objetivo de verificar a qualidade dos serviços prestados pela Justiça comum ao cidadão fluminense, analisar a folha de pagamento da Corte e declarações de bens dos integrantes.
Leia mais

FICHA LIMPA - Bela aula de ampla visão e demonstração do desvirtuamento dos valores básicos atuantes que precisam ser retificados, ministrou o ministro Ayres Britto no discurso sobre a Ficha Limpa.
A mediocridade, conveniencias individuais, vencidas.
Leia mais

Doação de Imóveis x IR
Doações não pagam Imposto de Renda, mas precisam ser declaradas Atenção pais e outros contribuintes que costumam fazer doações para filhos e outros parentes para compra de carros, imóveis e outras finalidades. Na hora de fazer a declaração anual do Imposto de Renda, todos os valores doados devem estar citados na declaração da pessoa que está dando o dinheiro e na daquela que o recebe. E não há nenhum problema ou custo extra ao fazer isso, porque doações são consideradas rendimentos isentos e não tributáveis para quem recebe e também não alteram em nada as contas da pessoa que doa.
Leia mais

CNJ | CEZAR PELUSO CNJ reage à comparação com ‘ditadura’
Para Ayres Britto, órgão age à luz do dia; Gilson Dipp, ex-corregedor, critica inoperância dos tribunais e diz que conselho aprimora a democracia
Leia mais

Embaixador vê corrupção na gestão passada
A diplomacia americana considera que a corrupção durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva era ´generalizada e persistente´ e atingia todos os Três Poderes. A avaliação foi revelada em uma carta enviada há um ano e meio pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, ao procurador-geral americano, Eric Holder esobre os problemas enfrentados pela Justiça no Brasil
Leia mais

Defensoria Pública é essencial ao acesso à Justiça
Nesta quinta-feira, dia de 19 de maio, comemora-se o dia da Defensoria Pública. Há de fato muito que se comemorar. Desde a Emenda 45, de dezembro de 2004, a instituição se fortaleceu, adquiriu autonomia funcional, administrativa e iniciativa de proposta orçamentária, expandiu seus quadros e ampliou significativamente o atendimento aos necessitados.
Leia mais

BRAZIL-AND-BATTISTI#COMMENT
You are anchored to http://blogs.aljazeera.net/americas/2011/06/10/brazil-and-battisti#comment-223435145
Leia mais

MANOEL PASTANA PROCURADOR DA REPÚBLICA E ESCRITOR www.manoelpastana.com.br
DILMA TEM O DEVER DE EXTRADITAR BATTISTI
Leia mais

Criação de Partido Político e elegibilidade
Enquanto se aguarda a aprovação das reformas política e eleitoral a serem introduzidas no ordenamento jurídico pátrio para regulamentar as próximas eleições, persistem as normas atuais a regrar as relações existentes.
Leia mais

INDEPENDÊNCIA E MODERNIZAÇÃO DESTACAM JUSTIÇA BRASILEIRA NO CENÁRIO INTERNACIONAL
A Justiça brasileira inicia o ano de 2011 com um nível de prestígio internacional nunca antes desfrutado. Desde a nova configuração desenhada pela Constituinte de 1988, passando pelas reformas de 2004, até a modernização tecnológica atualmente em curso, o Poder Judiciário colecionou avanços que colocam o Brasil bem próximo – às vezes, até à frente – dos países mais desenvolvidos e democráticos do planeta.
Leia mais

Presidente da OAB diz que acabar com os recursos é uma solução simplista
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, chamou de "simplista" a iniciativa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, de atacar a morosidade da Justiça brasileira reduzindo as instâncias de apresentação de recursos. O problema, segundo Ophir, se deve à falta de gestão profissional da Justiça, "a juízes que só trabalham três dias na semana ou que engavetam recursos".
Leia mais

É ilícito utilizar mão de obra de trabalhador terceirizado para prestar serviços em atividade-fim da empresa.Terceirizado consegue vínculo de emprego com a Telemar
Ele atuava na área de reparo, manutenção e instalação de linhas telefônicas e internet área fim da empresa e entendia que deveria ter o vínculo de emprego reconhecido judicialmente. Como o Tribunal Regional da 3ª Região (MG) decidiu pelo indeferimento do seu pedido, recorreu à instância superior e conseguiu a reforma da decisão.
Leia mais

Seguradoras não podem obrigar cliente a usar apenas oficinas indicadas
Livre escolha, pelos segurados, é garantida pela Circular SUSEP269/2004
Leia mais

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor recorreu, em segunda instância, no Tribunal Regional Federal (TRF), contra a decisão do juiz João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Federal de São Paulo, que exclui a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
O recurso foi impetrado no dia 22/02/2010.O Idec refuta o entendimento do juiz de que a Anatel não tem responsabilidade sobre a contratação do serviço. Como a agência quem homologa os contratos, ela deve determinar a substituição de cláusulas abusivas, como as que eximem as empresas de garantir a velocidade de acesso à internet de acordo com o prometido.
Leia mais

Banco é responsável por prejuízo com cartão clonado
Por mês, o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec) recebe uma média de 40 reclamações, em todo o país, referentes a cartões de crédito clonados. Por isso, o consumidor deve ficar atento à movimentação da conta do seu cartão e verificar a sua fatura pelo menos uma vez por mês, ou até mesmo uma vez por semana (o que é ainda mais seguro) pela internet, como orienta o Ibedec.
Leia mais

Ministro Dias Toffoli rejeita alegação de nulidade de escutas telefônicas de empresário denunciado por crime financeiro
O ministro José Antonio Dias Toffoli indeferiu a liminar requerida em Habeas Corpus (HC 102601) impetrado pela defesa do empresário M.K, denunciado pela suposta prática de crime contra o Sistema Financeiro Nacional, formação de quadrilha e tráfico de drogas. O empresário, residente em Dourados (MS), foi denunciado pelo Ministério Público Federal com outros acusados perante a 3ª Vara Federal Criminal de Campo Grande, especializada em crimes contra o Sistema Financeiro e crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores.
Leia mais

Conselho Nacional de Justiça afasta dez juízes de MT
Três desembargadores e 7 magistrados de primeiro grau são aposentados compulsoriamente
Leia mais

Ministério Público denuncia magistrados suspeitos de venda de sentenças no ES
O Ministério Público Federal denunciou magistrados do TJ-ES (Tribunal de Justiça) do Espírito Santo suspeitos de envolvimento em um suposto esquema de venda sentenças. Além de juízes e desembargadores, a denúncia apresentada pelo subprocurador-geral da República, Carlos Vasconcelos, no último dia 5 inclui integrantes do Ministério Público do Espírito Santo, advogados e empresários. Ao todo, 26 pessoas foram acusadas de participação no esquema.
Leia mais

Nova lei aperta prazos para os inquilinos -
Lei do Inquilinato que entra em vigor hoje permite ação de despejo se o locatário atrasar apenas uma parcela do contrato
Leia mais

Fraudes pela internet justificam prisão preventiva
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, manteve a prisão preventiva de Pedro Cezar Bessani Filho, acusado de liderar uma quadrilha de fraudes pela internet que provocou prejuízos de mais de R$ 300 mil a pelo menos 50 pessoas, em sete estados brasileiros. O grupo atuava principalmente no Paraná e Santa Catarina e foi preso em setembro passado, depois de denúncias de que compras via internet não vinham sendo entregues.
Leia mais

Saiba quais são seus direitos se o carro zero sair com defeito
Concessionária tem até 30 dias para arrumar o defeito. Consumidor deve checar o carro antes de retirá-lo da loja.
Leia mais

Vereador acusado de integrar milícia no Rio de Janeiro continuará preso
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido de liberdade provisória ao sargento bombeiro Cristiano Girão Matias, vereador municipal do Rio de Janeiro. Ele foi denunciado pelo Ministério Público estadual, juntamente com outras 11 pessoas, por crimes de formação de quadrilha, extorsão e lavagem de dinheiro.
Leia mais

2010: Processos serão digitalizados assim que entrarem no STJ
A partir de 1º de fevereiro, todos os processos que derem entrada no Superior Tribunal de Justiça (STJ), qualquer que seja a origem, serão digitalizados no mesmo dia e a sua distribuição, que demorava uma média de seis meses, passará a ser feita em cinco dias. A informação da entrada definitiva do STJ na Era Virtual foi dada pelo presidente da instituição, ministro Cesar Asfor Rocha, na sessão da Corte Especial que reabriu o semestre forense no Tribuna
Leia mais

Falta de intimação do defensor não anula de imediato o julgamento da apelação
A ausência de intimação do defensor para acompanhar julgamento de apelação não é suficiente para afirmar, de imediato, a ocorrência de flagrante nulidade da decisão. O entendimento é do ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Leia mais

Ministro Gilmar Mendes apresenta balanço preliminar das metas de nivelamento do Judiciário para 2010, alertando que temos que assumir as nossas responsabilidades e parar de transferir as responsabilidades para os outros.
-Nós temos que ser gestores das nossas varas. Nós temos que ser gestores dos nossos gabinetes. E temos que assumir as nossas responsabilidades e parar de transferir as responsabilidades para os outros. Nós temos que ‘tomar o destino em nossas mãos’, e a Meta 2 permitiu isso”. O alerta foi dado na manhã desta quinta-feira (4) pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, aos participantes do III Workshop de Gestores das Metas de Nivelamento do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ e realizado na Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf), em Brasília.
Leia mais

As novas regras do seguro habitacional
Em vigor desde o dia 18 de janeiro do ano corrente, as novas regras do seguro habitacional, obrigatório para quem contrata financiamento imobiliário, conferem mais transparência ao setor, direito de escolha ao mutuário e a abertura do mercado securitário com grande expectativa de queda no preço e alta na qualidade dos serviços ofertados nesse setor.
Leia mais

Net e Telefônica podem receber multa milionária do Procon-SP
Segundo o Procon de São Paulo, as operadoras Net e Telefônica estão entre as nove empresas do Estado que mais infringiram a Lei 13.226/08 e o Decreto Estadual 53.921/08, que proíbem empresas de telefonarem oferecendo produtos e serviços para os consumidores que preencherem seus dados no cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing
Leia mais

Igreja não receberá indenização por faixa na rua contra barulho dos cultos
O TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) julgou improcedente pedido de igreja evangélica, em Divinópolis, para receber indenização moral por se sentir ofendida com faixa exibida na rua, colocada por um morador que protestava contra o barulho causado pelos cultos da instituição. A decisão é da 12ª Câmara Cível e ocorreu por maioria de votos. Igreja Universal é condenada por barulho excessivo em culto
Leia mais

CCJ do Senado aprova pedido de divórcio pela internetA Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quarta-feira (2/9), em decisão terminativa.
O projeto de lei que permite que pedidos de separação e divórcio sejam feitos pela internet. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados. As informações são da Agência Senado.
Leia mais

Justiça manda multar donos de prédios tombados no País
A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que aplique as multas cabíveis aos proprietários de imóveis tombados em mau estado de conservação.
Leia mais

Ministério da Justiça lança projeto de combate à pirataria
Brasília, 30/11/2009 (MJ) – São Paulo será a primeira capital do país a aderir ao projeto “Cidade Livre de Pirataria e do Comércio Ilegal” – uma iniciativa do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), órgão do Ministério da Justiça. O evento de lançamento será nesta terça-feira (1º), às 11h, na Prefeitura, com a participação do secretário-executivo do Ministério da Justiça e presidente do CNCP, Luiz Paulo Barreto, e do prefeito Gilberto Kassab.
Leia mais

Liminar restabelece o valor de pensão reduzida pelo TCU
Decisão liminar do ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Mandado de Segurança (MS) 28393, suspendeu os efeitos de acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), que havia declarado ilegal a contagem de tempo de serviço, como aluno aprendiz, para fins de aposentadoria, do instituidor de pensão por morte.
Leia mais

OAB-SP tenta barrar PEC dos Precatórios no Supremo
A seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai ao Supremo Tribunal Federal, corte máxima do país, para tentar derrubar a PEC dos Precatórios, que foi aprovada pelo Senado Federal e torna ainda mais lenta a fila de pagamento das dívidas do poder público com pessoas físicas e jurídicas.
Leia mais

Fenaj e sindicato dos jornalistas pedem esclarecimentos sobre julgamento que dispensou diploma
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo apresentaram ao Supremo Tribunal Federal embargos de declaração no Recurso Extraordinário (RE 511961) que dispensou a obrigatoriedade de diploma para o exercício do jornalismo. As entidades pedem esclarecimentos sobre a decisão, cujo acórdão foi publicado no último dia 13.
Leia mais

Campanha pelo fim da corrupção
Depois dos protestos organizados pela sociedade e da ocupação do prédio da Câmara Legislativa, mais um movimento contra a corrupção no governo local vai ganhar as ruas. Para tentar desvincular a imagem da cidade dos escândalos políticos, foi lançada ontem a campanha Brasília Limpa. A iniciativa é da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Sindicato dos Publicitários do Distrito Federal. Uma grande mobilização está marcada para 10 de dezembro. A ideia é que, nessa data, todos os brasilienses saiam às ruas vestidos de branco, coloquem bandeiras da mesma cor penduradas nas janelas e prendam fitas brancas em todos os carros.
Leia mais

Câmara aprova Código de Trânsito mais rigoroso 26/11/2009
Em Brasília, uma nova tentativa de disciplinar nossos motoristas. A comissão de transporte da Câmara dos Deputados aprovou alterações que tornam o Código de Trânsito mais rigoroso. São mudanças radicais, como a que proíbe as motos de circular entre os carros e prevê multas mais caras para algumas infrações.
Leia mais

Blogueiros vão recorrer contra mordaça em MT
Adriana e Cavalcanti vão ao TJ para tentar derrubar liminar que os impede de ´emitir opiniões´ sobre deputado alvo de 92 ações por desvios de verba
Leia mais

Civil que atropelou militar em serviço deve ser julgado na justiça comum
O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu a (24/11) um pedido de Habeas Corpus (HC 99671) a um civil que estava sendo processado na Justiça Militar por lesão corporal culposa pelo atropelamento de um soldado do Exército que fazia controle de trânsito em via pública, nas proximidades do quartel-general em Brasília (DF)
Leia mais

Teoria da conspiração? Tese de fraude do petróleo aponta roubo de US$ 2 trilhões/mês
Bernard Madoff entrou para a história como ninguém deseja, ao ser o mentor do esquema Ponzi que resultou em um prejuízo total de US$ 50 bilhões, segunda maior fraude da história dos EUA, atrás apenas do escândalo da Enron em 2001, com perdas de US$ 63,4 bilhões.
Leia mais

OAB-DF lança campanha para limpar Brasília
Publicação: 04/12/2009 15:43 Atualização: 04/12/2009 17:35. A seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda e o Sindicato dos Publicitários lançou nesta sexta-feira (4/12) o movimento Brasília Limpa. A campanha quer o envolvimento da sociedade para limpar a imagem de Brasília de uma associação direta com as denúncias políticas que vem sendo noticiadas após a Operação Pandora, da Polícia Federal.
Leia mais

Bancos não podem mais cobrar renovação de cadastro
A cobrança de tarifa bancária para a renovação do cadastro de conta corrente está proibida a partir de hoje, 01/12/2009.
Leia mais

As vagas privativas de estacionamento nas vias públicas
Com freqüência, deparamo-nos com placas de Estacionamento regulamentado, por meio das quais o órgão de trânsito estabelece vagas privativas de estacionamento nas vias públicas, ora para conciliar a distribuição do espaço público com as necessidades específicas da coletividade, como os locais destinados a viaturas, ao estacionamento de clientes de farmácias, taxistas, áreas de carga e descarga ou estacionamento rotativo pago (zona azul), ora para criar certas benesses, obviamente questionáveis, a determinadas autoridades, como vagas destinadas a vereadores, na frente da Câmara Municipal; ao prefeito, defronte a sede do Poder Executivo local ou a juízes e promotores, nas imediações dos Fóruns.
Leia mais

Juiz suspende cobrança de pedágio em 3 rodovias de SP. Prefeituras de Conchas, Anhembi, Agudos, Areiópolis e Botucatu. Solicitaram suspensão para moradores
PRESIDENTE PRUDENTE - A cobrança de pedágio foi suspensa às 5 horas de sexta-feira, 20, em três rodovias do interior paulista: Marechal Rondon, Rodovia do Açúcar e SP 101. A decisão de suspender o pagamento da tarifa foi determinada pelo juiz Carlos Eduardo Gomes dos Santos, da 1ª Vara do Fórum de Conchas. O magistrado concedeu liminar à prefeitura de Conchas, que pediu isenção da cobrança de pedágio para moradores de cidades da região. A suspensão é por tempo indeterminado. Na Rodovia Marechal Rondon, os motoristas têm passagem livre nos pedágios de Conchas, onde a tarifa é de R$ 4,20, Anhembi, cujo preço é de R$ 4,60, Agudos, que cobra R$ 3,60, Areiópolis, com tarifa de R$ 3,70, e Botucatu, com tarifa de R$ 3,30.
Leia mais

Impenhorabilidade de único imóvel de pessoa solteira poderá ser votada no Senado
Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que assegura à pessoa solteira direito à impenhorabilidade de seu único imóvel residencial, poderá se tornar lei. O tema está sendo debatido em Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) 104/09, que está para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em caráter terminativo, ou seja, não precisará ir à votação em Plenário. O projeto altera a Lei nº 8.009/90, que dispõe sobre a impenhorabilidade do bem de família.
Leia mais

Seccional da OAB quer piso R$ 1.200 de para advocacia
A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco e o Sindicato dos Advogados do Estado encaminharam ofício ao governador, Eduardo Campos, solicitando a fixação de um piso salarial mínimo aos advogados. A sugestão do Projeto de Lei fixaria os ganhos mínimos em R$ 1.200 para os profissionais do estado.
Leia mais

Donos de bares e restaurantes ameaçam entrar com ação na Justiça
O estudante universitário Pedro Wallace Ribeiro, 28 anos, morador de Taguatinga, fuma há 13 anos. Ele garante obedecer todas as proibições já existentes sobre locais onde se pode ou não fumar. Como grande parte dos fumantes, Pedro aprecia a combinação de bebida alcoólica e cigarro. E acredita não haver nenhum lugar melhor para desfrutar dessas substâncias que o bar. Caso a nova lei seja aprovada, a vida social de Pedro e de muitas outras pessoas deve mudar. “Se essa nova regra começar a valer, não frequentarei mais bares. Vou comprar minha bebida e ficar em casa fumando meu cigarro”, diz.
Leia mais

Litígio entre cliente e advogado impede reserva de honorários contratuais na execução de sentença
A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido de um advogado para que a quantia referente aos honorários contratados com seus clientes fosse destacada do valor da condenação na própria execução de sentença proferida no processo em que atuou. O pedido feito em recurso especial foi negado porque há discordância entre clientes e advogados quanto aos honorários. Nesse caso, a cobrança deve ser feita em ação autônoma. no combate a carteis e a práticas de empresas dominantes do mercado.
Leia mais

Concorrência desleal será reprimida criminalmente. 19/11/2009.
A repressão a crimes de concorrência desleal está com uma tendência “clara e inequívoca” de aumento, focado principalmente no combate a carteis e a práticas de empresas dominantes do mercado.
Leia mais

Marco no processo de integração da legislação previdenciária no âmbito da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Receita publica Instrução Normativa de consolidação da legislação previdenciária
Leia mais

Arrependimento de consumidor pode cancelar financiamento bancário
É possível o consumidor exercer o direito de arrependimento nas compras que faz, após a assinatura de contrato de financiamento com cláusula de alienação fiduciária. A decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que aplicou as normas do consumidor à relação jurídica estabelecida entre o Banco ABN AMRO Real Ltda. e um consumidor de São Paulo.
Leia mais

Concorrência desleal será reprimida criminalmente
Concorrência desleal será reprimida criminalmente .19/11/2009.A repressão a crimes de concorrência desleal está com uma tendência “clara e inequívoca” de aumento, focado principalmente no combate a carteis e a práticas de empresas dominantes do mercado.
Leia mais

Dois advogados gaúchos contra dois senadores e 3.883 servidores do Senado
Os advogados gaúchos Irani Mariani e Marco Pollo Giordani ajuizaram, na Justiça Federal, uma ação que pretende discutir as horas extras
Leia mais

Presidente da Assembléia Legislativa garante apoio à luta dos defensores públicos
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB), recebeu ontem uma comissão de defensores públicos do Maranhão que foi solicitar o apoio do Legislativo no sentido de garantir a estruturação do Núcleo Regional da Defensoria Pública no Estado, a partir da nomeação dos defensores aprovados no último concurso público.
Leia mais

Juristas alemães visitam STJ e conhecem virtualização de processos
Os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) receberam, nesta terça-feira (17), a visita dos juristas alemães Stefan Grundmann e Jan Schmidt que estão participando do encontro anual da Associação Luso-Alemã de Juristas no Brasil. O encontro é o primeiro realizado fora da Alemanha e Portugal.
Leia mais

STJ muda entendimento relativo à pensão de anistiados políticos
A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça mudou seu entendimento e reconheceu que o ministro da Defesa e os comandantes das Forças Armadas são partes legítimas para figurarem no pólo passivo de mandado de segurança em que se pleiteia a interrupção dos descontos relativos ao imposto de renda efetuados nos proventos e pensões militares de anistiados políticos. A nova posição foi adotada com base em decisão do Supremo Tribunal Federal
Leia mais

Mesmo que passados mais de 20 anos,depósito popular não prescreve
A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve decisão que condenou o Unibanco União de Bancos Brasileiros S/A a pagar quantia depositada há 57 anos, mediante correção monetária pelo índice oficial da época e juros mora de 1% ao mês.
Leia mais

O renomado diretor cinematográfico Roman Polanski, nome artístico de Rajmund Roman Liebling, premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes e com o Oscar de melhor diretor, ambos por seu filme O Pianista, de 2002, é objeto de discussão judicial intern
Polanski encontra-se preso em Zurique desde o dia 27 de setembro do corrente ano pelas autoridades helvéticas, uma vez constar contra si um mandado internacional de prisão. Polanski viajou à Suíça para receber um prémio pela sua carreira cinematográfica. O pedido de extradição se baseia em um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Superior do Estado da Califórnia, EUA, em 1° de fevereiro de 1978, onde Polanski é acusado de abuso sexual contra uma jovem de 13 anos no ano de 1977.
Leia mais

Requião pede rapidez no processo de abertura de pequenas empresas
Agilidade no processo de criação de novas empresas. O pedido, feito por milhares de empreendedores, foi reforçado pelo governador Roberto Requião, na Escola de Governo. Durante a reunião, a comissão formada por representantes da Secretaria da Fazenda, Receita Estadual, Junta Comercial, Sindicato dos Contabilistas e Corpo de Bombeiros apresentou o atual cenário para a abertura de negócios de pequeno porte no Paraná.
Leia mais

OAB reivindica fim da revista de advogados no TRF-2
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) seccional do Rio de Janeiro encaminhou ofício à presidência do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), solicitando o fim da revista de advogados na entrada do prédio.
Leia mais

Collor indenizado por danos morais
O senador e ex-presidente Fernando Collor de Melo receberá da Editora Abril e do jornalista Roberto Civita R$ 30 mil de indenização, por danos morais. A decisão foi tomada pela 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. Collor entrou com a ação em 2004, depois de ter sido chamado de corrupto pela revista Veja.
Leia mais

Governo coloca em consulta pública marco legal para internet
O governo federal colocou nesta quinta-feira em consulta pública o projeto para regulamentação do marco civil para a internet no Brasil. Ao contrário de outras matérias colocadas para consulta pública, desta vez não haverá um texto base que receberá contribuições, mas apenas pequenos textos que apresentarão o estado atual das discussões em outros países do mundo.
Leia mais

O Banco Itaú AS foi isentado pela 15ª Câmara Cível do TJRS da responsabilidade no caso do roubo de senha de um de seus clientes que teve R$ 4.487 sacados de sua conta.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul alterou a sentença após a comprovação de que o correntista foi vítima de ameaças digitais, como cavalos de troia e malware, e não de uma falha no sistema de segurança da instituição.
Leia mais

Gratificação recebida por mais de dez anos é incorporada ao salário
Tribunal Superior do Trabalho negou recurso da Dataprev e manteve decisão que Tribunal Superior do Trabalho negou recurso da Dataprev e manteve decisão que estabelece o direito à incorporação ao salário de gratificação recebida por mais de dez anos, mesmo em período não contínuo, mas sem interrupções relevantes. No caso, durante 15 anos o empregado ficou apenas pouco mais de um ano sem exercer cargo de confiança.
Leia mais

Súmula trata da indenização pela publicação não autorizada da imagem de alguém
O direito à indenização, independente de prova do prejuízo, pela publicação sem autorização da imagem de uma pessoa com fins econômicos ou comerciais agora está sumulado. A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou em sua última sessão o verbete de número 403.
Leia mais

Benefícios da Justiça Gratuita para pessoa jurídica exigem prova real
Para a pessoa jurídica receber os benefícios da Justiça Gratuita, deve apresentar prova real de sua incapacidade de pagar as custas do processo. O entendimento que prevaleceu na Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi iniciado pelo ministro Castro Meira e acompanhado pela maioria dos ministros.
Leia mais

Direito ao silêncio e ao sossego
Ao contrário do que possa parecer, a tão popular "Lei do Silêncio" está longe de ser um conjunto consolidado de regras para proteger o cidadão da poluição sonora, mal que cresce na mesma medida que os centros urbanos. À exceção de algumas leis estaduais e municipais, essas regras estão pulverizadas em pelo menos três dispositivos legais de abrangência nacional. Mesmo sem lei federal, o bom senso continua sendo a melhor alternativa para resolver o problema. Conheça as principais normas jurídicas que tratam do assunto.
Leia mais

Gilmar Mendes defende modernização do Judiciário para desenvolvimento da economia
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, cobrou a hoje (28) a modernização do Judiciário para o desenvolvimento econômico do país.
Leia mais

OAB diz que PEC do Calote é o maior escândalo público-financeiro do país
O presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vladimir Rossi Lourenço, considerou como "o maior escândalo público-financeiro da recente história constitucional brasileira" a aprovação na comissão especial criada na Câmara para analisar a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios - mais conhecida como PEC do Calote
Leia mais

PRÉ-SAL Projeto muda para reduzir perdas
Brasília Insatisfeito com a redução da parcela da União nos royalties, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu pressionar diretamente a Câmara para tentar minimizar as perdas federais. Após duas rodadas de negociação, o relator do projeto, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), aceitou em parte as reivindicações. Eduardo Alves não concordou em reduzir a nova alíquota máxima dos royalties de 15% para 12% a ser paga pelas empresas que vão explorar o pré-sal. Mas aceitou aumentar de 23% para 30% a parcela do tributo destinada à União. O governo queria mais: 33%. Lula aproveitou o telefonema de feliz aniversário dado pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para pedir que convencesse o relator a mudar a proposta que reduzia à metade os repasses mensais dos royalties para a União - que hoje recebe 40% divididos integralmente entre Marinha e Ministério da Ciência e Tecnologia.
Leia mais

Governo admite a necessidade de construir mais presídios no Rio de Janeiro
Ao comentar a recente onda de violência no Rio de Janeiro, o ministro da Justiça, Tarso Genro, reconheceu que a cidade precisa de mais presídios, mas destacou que o governo precisa investir em prisões médias, com poucas vagas, exclusivos para detentos que cometem seu primeiro crime.
Leia mais

Penhora de salário não pode ser atacada em mandado de segurança Reforma no Senado autoriza salários ilegais
A reforma administrativa do Senado, elaborada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), possui um artigo que permite a servidores da Casa receber acima do teto do funcionalismo público federal, fixado em R$ 25,7 mil. Pelo texto, os servidores que recebem funções comissionadas além da remuneração mensal, poderiam somar valores superiores ao teto.
Leia mais

Penhora de salário não pode ser atacada em mandado de segurança
A 3ª Turma do STJ negou seguimento a um recurso ordinário em mandado de segurança que questionava uma penhora de salário para pagamento de dívida bancária. Os ministros aplicaram a Súmula n. 267 do STF: não cabe mandado de segurança contra ato judicial passível de recurso ou correição. A penhora de 30% do salário foi autorizada pelo juízo de primeiro grau em uma ação de execução movida pelo Bradesco, no valor de R$ 25.365,25. A autora do recurso ao STJ sustentou que o Código de Processo Civil considera os salários absolutamente impenhoráveis e que "sua determinação é teratológica", hipótese em que se admitiria o afastamento da Súmula nº 267 do STF.
Leia mais

STJ deve analisar recurso de ex-presidente da Casa contra jornalista
Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve apreciar um recurso em que o ex-presidente da Corte ministro aposentado Edson Vidigal pede indenização ao jornalista Josias Pereira de Souza por informações veiculadas no jornal Folha de S. Paulo, levantando suspeita de venda de sentença judicial.
Leia mais

Ministro Carvalhido acredita que a tecnologia ajuda a dar mais agilidade à Justiça. Um trabalho de rotina sem nada fora do normal. Assim o ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), define a reunião de seu gabinete neste sábado d
“Trabalho aos sábados não constitui excepcionalidade no meu gabinete”, afirma, explicando em seguida: essa tarefa tem sido feita seguidamente desde que ingressei no tribunal, há mais de dez anos. Nesse sábado especificamente – esclarece o ministro –, o trabalho se deve ao aumento da distribuição de processos, que já somam, apenas este mês, mais de mil a reclamar uma intensificação dos esforços. “É estender a semana em mais um dia como forma de dar celeridade à prestação da Justiça”.
Leia mais

Petrobras fecha acordo e paga R$ 2 bilhões adicionais por Marlim
Empresa contestava o pagamento judicialmente desde 2007.Pagamento deve ser feito em quatro parcelas.
Leia mais

STJ pode autorizar pena alternativa para pequeno traficante de drogas
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciou o julgamento de uma arguição de inconstitucionalidade que, sendo acolhida, poderá permitir a conversão de penas de prisão aplicadas a condenados por tráfico de drogas em penas restritivas de direitos. O relator do habeas corpus que debate a questão, ministro Og Fernandes, votou no sentido de reconhecer a inconstitucionalidade material de expressões contidas nos artigos 33 e 44 da nova Lei de Tóxicos (Lei n. 11.343/2006).
Leia mais

STF cobra corte de subsídios para quem invade terras
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, cobrou nesta segunda-feira que o governo federal cumpra a lei e corte os subsídios para organizações que promovam invasões de terras e atos violentos. Ponderou que o Judiciário e o Ministério Público também têm responsabilidade sobre os conflitos agrários no país.
Leia mais

McDonald´s sofre derrota trabalhista milionária. O McDonald´s recebeu da Justiça do Trabalho uma conta de R$ 200 milhões para acertar. A 88ª Vara do Trabalho de São Paulo condenou a rede de fast food a reembolsar os funcionários que recebem salários abaix
A diferença é de apenas R$ 210, mas como a decisão exige o ressarcimento dos últimos cinco anos, cada empregado poderá receber até R$ 14,7 mil. Ainda cabe recurso contra a decisão. O caso foi contado pela revista Época deste sábado (17/10). O livro se propõe, como observa o advogado Ricardo Tosto na apresentação, a revelar “a riqueza oculta nas raízes da atual estrutura judiciária brasileira”. Lembra Tosto que a criação da Casa de Suplicação por iniciativa de D. João, em 1808, levou o Brasil a conquistar autonomia judicial 14 anos antes de sua independência política, mas ao preço, como mostram os autores, do estabelecimento de uma legislação desigual, que beneficiava a Inglaterra.
Leia mais

Livro: Justiça no Brasil – 200 Anos de História. Da criação da Casa de Suplicação do Brasil, em 1808, à instalação do Conselho Nacional de Justiça, em 2005, são dois séculos de avanços e recuos na construção do Poder Judiciário brasileiro.
É uma história repleta de percalços, conflitos e dificuldades, mas também de glórias, mostram os advogados Paulo Guilherme de Mendonça Lopes e Patrícia Rios em “Justiça no Brasil – 200 anos de história”, que será lançado nesta segunda-feira, 26 de outubro. O livro se propõe, como observa o advogado Ricardo Tosto na apresentação, a revelar “a riqueza oculta nas raízes da atual estrutura judiciária brasileira”. Lembra Tosto que a criação da Casa de Suplicação por iniciativa de D. João, em 1808, levou o Brasil a conquistar autonomia judicial 14 anos antes de sua independência política, mas ao preço, como mostram os autores, do estabelecimento de uma legislação desigual, que beneficiava a Inglaterra.
Leia mais

Candidato sub judice em concurso para juiz só toma posse após trânsito em julgado da ação
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, acolheu em parte o pedido do Estado do Maranhão para impedir eventual posse de um candidato não classificado na segunda etapa do concurso público para o cargo de juiz de direito substituto, até o trânsito em julgado da ação ordinária que tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Luís (MA).
Leia mais

Confirmada portaria que expulsou italiano do Brasil
O Superior Tribunal de Justiça rejeitou pediu de habeas corpus em favor do italiano Demétrio Calluso e confirmou Portaria do Ministério da Justiça que o expulsou do território nacional. Por unanimidade, a Primeira Seção do STJ concluiu que o italiano não comprovou a dependência econômica do filho brasileiro e a convivência sócio-afetiva com a criança.
Leia mais

A polêmica sobre o projeto de lei que pretende vedar candidaturas de políticos que respondem a processos na Justiça foi destaque da semana na revista Decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal, públicada pelo site na terça-feira (20/10) registrou qu
O relator Celso de Mello entende que a cidadania não pode ser afetada por decisões instáveis, que não transitaram em julgado. Ele diz ainda ser grave que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a pretexto de preservar a probidade, apoie a transgressão a princípios básicos do Direito brasileiro. Esse ponto publicado pela reportagem da ConJur causou reação da CNBB que enviou nota defendendo sua posição. O secretário-geral, dom Dimas Lara Barbosa, afirmou que a presunção de inocência só se aplica no Direito Penal e não vale para candidatos. No entanto , presunção não vale para candidatos, diz CNBB- Por Gláucia Milício.
Leia mais

A Justiça brasileira registrou, em menos de dez meses, a apreensão de 40 milhões de bens adquiridos por meio de práticas ilícitas ou utilizados em atividades criminosas.
Segundo a reportagem, entre os bens estão helicópteros, carros, lanchas, joias e imóveis, entre outros itens, estimados em aproximadamente R$ 929 milhões. O dado é do SNBA (Sistema Nacional de Bens Apreendidos), criado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para unificar, pela primeira vez, todos os bens e valores bloqueados em processos criminais que tramitam na Justiça Federal e na Estadual por todo o país.
Leia mais

Conselho Federal vai recorrer ao STF contra posse de vereadores suplentes. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a posse de vereadores suplentes após a aprovação pela Câmara da Proposta de Emenda
O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, classificou como um precedente gravíssimo retroagir as regras eleitorais para garantir a possibilidade de posse dos suplentes.
Leia mais

Sócio de empresa reclama direitos trabalhistas - e perde
O profissional contratado como diretor de uma empresa, e sendo ainda seu sócio, tem direitos trabalhistas a reclamar? Essa é a tese analisada em processo julgado pela Sexta Turma e, posteriormente, pela Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho. O relator na Sexta Turma, ministro Maurício Godinho Delgado, negou provimento ao recurso de um ex-diretor da Primassit S/A, que buscava o reconhecimento de direitos trabalhistas pelo tempo em que atuou na empresa.
Leia mais

Problemas com atendimento telefônico de empresas? Saiba seus direitos
Poucos temas trazem mais dores de cabeça ao consumidor do que o atendimento telefônico feitos pelos call centers das empresas prestadoras de serviço. De acordo com o Procon-SP, há 6.468 relatos de clientes insatisfeitos registrados no site do órgão de defesa desde dezembro do ano passado.
Leia mais

O Processômetro vai fiscalizar tribunais
Ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou ontem a criação do Processômetro, banco de dados que mede a quantidade de processos julgados pelos tribunais em relação à Meta 2 - programa instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para acelerar julgamento de ações distribuídas até 31 de dezembro de 2005.
Leia mais

Cristovam Buarque (PDT-DF) propõe fim de salário para vereadores de pequenos municípios
Senador apresentou uma série de propostas à reforma eleitoral que está sendo debatida no Senado. Em plenário, ele leu uma lista de sugestões, várias delas, polêmicas. Entre elas, a que prevê a substituição do título de vereador por "conselheiro municipal" e torna sem remuneração o trabalho nas cidades "cujo número de eleitores não justifica segundo turno nas eleições para prefeito", de acordo com Buarque.
Leia mais

Após pane, procurador quer que Net indenize assinantes
O Ministério Público Federal (MPF) em Santos quer todos os clientes da Net nos bairros Ponta da Praia e Aparecida sejam ressarcidos por uma falha nos serviços de TV a cabo, telefone e internet da empresa.
Leia mais

Cartórios realizam primeira campanha de comunicação nacional
A participação dos cartórios no processo de inclusão civil, com o estímulo aos registros de nascimentos, de regularização fundiária e amplo acesso à escritura pública nas comunidades pobres, motivou a realização da primeira campanha publicitária.
Leia mais

É bom saber, multa de transito. Utilidade publica. Não é divulgado.
Em caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa.
Leia mais

É possível pedido de investigação de paternidade de filho com adoção plena
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o juízo de primeiro grau do Estado de São Paulo reaprecie o pedido de anulação de um registro de adoção cumulada com investigação de paternidade. Esse juizado havia extinguido a ação sem julgamento de mérito, com o entendimento de ser impossível juridicamente o pedido de investigação de paternidade sob o regime de adoção plena.
Leia mais

Decisão paranaense sobre P2P é inócua e incoerente
A Linha Defensiva foi o primeiro veículo a noticiar a decisão paranaense que considerou ilegal o uso e a distribuição de softwares peer-to-peer (P2P), usados para compartilhar arquivos. Desde então, o caso recebeu atenção de grandes
Leia mais

Improbidade administrativa
A Lei da Improbidade Administrativa completa 17 anos com um saldo de 1.311 agentes públicos condenados, entre prefeitos, governadores e parlamentares em todo o país.
Leia mais

sumula para- Militares-
A Advocacia-Geral da União apresentou nova súmula sobre contencioso envolvendo militares. A Súmula 47 autoriza os advogados públicos a não contestar e recorrer em ações nas quais é reconhecido o direito dos militares ao recebimento da diferença do reajuste de 28,86%, decorrente das Leis 8.622/93 e 8.627/93.
Leia mais

Programa da TV Justiça, Justiça para Todos: magistrados comemoram a criação de varas federais
Justiça para Todos mostrou como foi a confraternização dos magistrados, associados da Ajufe, com deputados e senadores. Eles celebraram a parceria que resultou na aprovação da lei que cria 230 novas varas federais.
Leia mais

Para consumidor leis trarão benefícios
Pilhas de recibos será reduzida a partir de 2010.Os consumidores passarão menos tempo esperando nos bancos e, em breve, também não serão mais obrigados a guardar comprovantes de pagamento de serviços públicos como água, luz e telefone. Os recibos, que hoje devem ser arquivados por cinco anos, como forma de proteção contra cobranças indevidas, serão substituídos por uma declaração anual de quitação de débitos, que as empresas deverão emitir em maio, a partir do próximo ano.
Leia mais

Mais de 500 pessoas participam da Marcha do Idoso
Mais de 500 pessoas participaram, nesta quinta-feira (1º), da Marcha do Idoso em Maringá, em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso.
Leia mais

Câmara prepara -trem da alegria- para cartórios
Proposta pronta para votação no plenário efetiva 5 mil responsáveis por cartórios que assumiram o cargo por hereditariedade como donos vitalícios de um negócio que rende até R$ 2 milhões por mês
Leia mais

Serviço que elimina boleto será gratuito
Sistema que permite pagar contas sem necessidade de papel começa a funcionar dia 19
Leia mais

Escritório de advogado tem de se ajustar à realidade do cliente
A chave do sucesso é se ajustar à realidade do cliente, tanto nos procedimentos quanto na forma de cobrança. O escritório de advocacia que estiver aberto para conversar e tiver flexibilidade para atuar de forma diferente tem grandes chances de fechar contratos com departamentos jurídicos. Essa necessidade das empresas foi apresentada pelos representantes do jurídico de gigantes como Unilever Brasil, Amil e Grupo Oi, que participaram, nessa quinta-feira (24/9), do I Fórum Nacional de Departamentos Jurídicos, em São Paulo. Apesar desse ponto em comum apontado pelos diretores jurídicos, não há fórmula para oferecer ou prestar serviços para as empresas.
Leia mais

Conselho evangélico questiona lei paulista que proíbe discriminação contra homossexuais
"Compete ao Congresso Nacional instituir leis que tratem sobre tudo que envolva a cidadania dos brasileiros", sustenta o texto da ADI. Segundo o Cimeb, a única forma de a iniciativa da lei estar de acordo com a Constituição Federal seria por meio de uma lei complementar aprovada pelo Congresso que delegasse ao estado de São Paulo a função de legislar sobre o tema, e, ainda assim, em suas questões específicas.
Leia mais

Senador propõe fim de salário para vereadores de pequenos municípios
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apresentou uma série de propostas à reforma eleitoral que está sendo debatida no Senado. Em plenário, ele leu uma lista de sugestões, várias delas, polêmicas. Entre elas, a que prevê a substituição do título de vereador por "conselheiro municipal" e torna sem remuneração o trabalho nas cidades "cujo número de eleitores não justifica segundo turno nas eleições para prefeito", de acordo com Buarque.
Leia mais

Movimento entrega à Câmara projeto que proíbe ficha suja de disputar eleição
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral vai entregar na próxima terça-feira à Câmara do Deputados projeto de iniciativa popular que estabelece a "ficha limpa" para os candidatos que disputam cargos públicos. O movimento reuniu 1,3 milhão de assinaturas favoráveis à proposta.
Leia mais

STJ define valor de indenizações por danos morais.
Por muitos anos, uma dúvida pairou sobre o Judiciário e retardou o acesso de vítimas à reparação por danos morais: é possível quantificar financeiramente uma dor emocional ou um aborrecimento? A Constituição de 1988 bateu o martelo e garantiu o direito à indenização por dano moral.
Leia mais

Terrorista Cesare Battisti está a um voto da extradição
O Supremo Tribunal Federal suspendeu na noite de 09/09/2009 o julgamento da extradição do terrorista e criminoso Cesare Battisti.
Leia mais

Suspenso julgamento sobre aplicação da Lei dos Juizados Especiais em crimes contra idosos
Após um intenso debate no Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o alcance do artigo 94 da Lei 10.741/03, que determina a aplicação dos procedimentos e benefícios previstos na Lei dos Juizados Especiais (JE) para os crimes cometidos contra idosos, cuja pena máxima seja menor que quatro anos, o ministro Carlos Ayres Britto pediu vista da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3096. A questão, em julgamento na tarde desta quarta-feira (19), é saber se o dispositivo beneficia as vítimas idosas que sofrem os crimes, que pelo procedimento sumário da Lei 9099/95 conseguem ter a resolução mais breve de seus litígios, ou se o artigo questionado atende mais aos infratores que cometem crimes contra os idosos, que acabam sendo beneficiados com o que dispõe a Lei dos Juizados Especiais.
Leia mais

STF deve analisar liminar sobre cassação de mandatos no TSE no dia 30
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, diz que decisão sobre cassação de mandatos no TSE não afeta os casos de fidelidade partidária.
Leia mais

Não foi contemplado, o princípio da boa-fé, no Código Civil Brasileiro, com artigo expresso, ou seja, na legislação pátria não se traduz como regra geral,
contráriament a sistemas legais alienígenas como os da França, Espanha, Itália, Portugal, Suíça, Estados Unidos e Alemanha. Porém, ante a importância do regramento de conduta nas relações obrigacionais, verifica-se o fenômeno de que, mesmo em face da não existência, no Código Civil, de artigo de teor próximo ao § 242 do BGB
Leia mais

Advogado reclama do alcance das decisões do STF da Emenda Constitucional 45/04
Andradina, em Mato Grosso do Sul, o Conselho Nacional de Justiça afirmou que o toque de recolher criado na cidade para crianças e adolescentescomo base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O mérito da decisão ainda precisa ser julgado, mas a medida poderá continuar em vigor.
Leia mais

CNJ nega liminar e toque de recolher para jovens é considerado legal
Ao negar uma liminar contra a juíza Jacqueline Machado, da Comarca de Nova Andradina, em Mato Grosso do Sul, o Conselho Nacional de Justiça afirmou que o toque de recolher criado na cidade para crianças e adolescentes é legal e tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O mérito da decisão ainda precisa ser julgado, mas a medida poderá continuar em vigor.
Leia mais

TSE vai usar hackers para testar urna eletrônica
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE)abriu inscrições para hackers e cidadãos a encontrarem falhas na segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010. Promoverá testes públicos abertos a todos os interessados em investigar se, de fato, é possível fraudar as eleições por meio dessas urnas. As tentativas de invadir o equipamento pelos hackers ocorreram nos dias 10 e 13 de novembro no auditório do edifício-sede do TSE.
Leia mais

Uma nova Súmula 388 do STJ prevê que a devolução indevida de cheque caracteriza dano moral in re ipsa .
A simples devolução indevida de cheque caracteriza dano moral
Leia mais

Usuário e a nova Lei de Drogas (Lei 11.343/06). Educação ou repreensão?
Se livre da prisão, o usuário não fica impune.
Leia mais

Parlamentares pedem ao STF esclarecimento sobre decisão que suspende julgamento de cassação de mandatos no TSE
Presidentes de partidos políticos e líderes partidários estiveram hoje com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, para pedir que a Corte esclareça a decisão liminar que suspende o julgamento de recursos originários no Tribunal Superior Eleitoral contra a diplomação de governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais e respectivos suplentes. A decisão foi tomada no início da semana pelo ministro Eros Grau, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 167 e deverá passar pelo referendo do Plenário no próximo dia 30.
Leia mais

SJDF: juiz federal decidiu que multa não pode ter caráter confiscatório
O juiz federal da 21.ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, Hamilton de Sá Dantas, entendeu que o Poder Judiciário tem competência para, atendendo às circunstâncias do caso concreto, reduzir multa excessiva imposta pela Administração Pública, ainda que com base em lei.
Leia mais

Facamp (Faculdades de Campinas) decidiu acabar com o curso de jornalismo.
A instituição não abriu novas vagas para a carreira no vestibular 2010. As turmas atuais serão mantidas até a diplomação.
Leia mais

MULTA DE TRANSITO, É BOM SABER. UTILIDADE PÚBLICA.NÃO É DIVULGADO.
No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa.
Leia mais

Jornal da Justiça traz Guerrilha do Araguaia e desvio de verbas do FNDE
O Ministério Público Federal entrou na Justiça para garantir a participação de integrantes da sociedade civil, ligados à promoção dos direitos humanos,
Leia mais

Leis trarão benefícios ao consumidor
Pilha de recibos será reduzida a partir de 2010.Os consumidores passarão menos tempo esperando nos bancos e, em breve, também não serão mais obrigados a guardar comprovantes de pagamento de serviços públicos como água, luz e telefone. Os recibos, que hoje devem ser arquivados por cinco anos, como forma de proteção contra cobranças indevidas, serão substituídos por uma declaração anual de quitação de débitos, que as empresas deverão emitir em maio, a partir do próximo ano.
Leia mais

Oi e Claro propõem acordo para evitar multa de R$ 300 milhões
Proposta será avaliada e cumprimento, acompanhado, diz ministro. Se aceito, acordo pode resolver pendência judicial das empresas.
Leia mais

o princípio da boa-fé, não foi contemplado, no Código Civil Brasileiro, com artigo expresso, ou seja, na legislação pátria não se traduz como regra geral,
ao contrário de sistemas legais alienígenas como os da França, Espanha, Itália, Portugal, Suíça, Estados Unidos e Alemanha. Porém, ante a importância do regramento de conduta nas relações obrigacionais, verifica-se o fenômeno de que, mesmo em face da não existência, no Código Civil, de artigo de teor próximo ao § 242 do BGB
Leia mais